top of page

Colocar a Criança para Dormir sem Drama... é Possível?!




É alarmante a quantidade de crianças que sofrem com a falta de sono ou possuem algum distúrbio. Cerca de 35% delas, com menos de 5 anos, enfrentam uma batalha na hora de dormir. Suas consequências são claramente evidenciadas, pois, tornam-se irritáveis,

inseguras e com o passar do tempo podem afetar seu rendimento escolar.




As crianças, desde seu nascimento, evoluem rapidamente em seus primeiros anos de vida. Elas sofrem mudanças enormes num curto espaço de tempo, com isso, gasta-se uma grande quantidade de energia, que só será recuperada graças a uma boa alimentação e uma boa noite de sono.




Quando uma criança de tênue idade, não dorme bem, suas consequências aparecem sobretudo em sua atitude vital, impedindo-a que descanse tanto quanto seria necessário. Isso a deixa mais inquieta, seu cansaço a excita, em vez de abatê-la. Provoca choro fácil, irritabilidade, mau humor, comportamentos como falta de atenção, dependência de quem a cuida e possíveis problemas de crescimento.


De acordo com pesquisas, uma criança que aos 5 anos não superou seu problema de insônia, possui mais probabilidade de apresentar distúrbios de sono pelo resto da vida. Como com cinco anos ela já está madura, é normal que apareçam "problemas" de outro tipo, como: medo de ir para a cama, pesadelos, entre outros. Porém, antes de relacionarmos esses distúrbios de sono à questões emocionais, há uma possibilidade de ser consequência apenas da falta de hábito de dormir; seu filho provavelmente ainda não aprendeu a dormir.



Precisamos esclarecer e separarmos o "joio do trigo"! Apenas, segundo as pesquisas, 2% das causas de insônia infantil, são causadas por problemas psicológicos. Nestes casos, apenas ensiná-las a dormir, não surtirá efeito. Os pais precisam levar em conta aqui que, acontecimentos que os perturbam, também perturbará as crianças. Se os pais estão ansiosos, seus filhos também ficarão e consequentemente abalará sua tranquilidade para o sono. Outras situações emocionais como, nascimento do irmão, início escolar, visão de cenas violentas, ou filmes de terror, podem angustiar e repercutir no sono de seu filho.



Os hábitos e exigências que a criança faz na hora de ir para a cama, podem dar origem às distorções nos hábitos de sono. Não é a criança que diz aos pais como e o que ela precisa para dormir. São os pais que ensinam ao filho o hábito de dormir. Sendo assim, precisamos reeducar o hábito de sono, criar um "ritual" em torno da ação de ir para a cama, como por exemplo; cantar uma canção ou contar uma história. É importante pensar que não estamos criando uma situação para que a criança adormeça, mas sim, que ela associe o momento agradável, antes de iniciar o sono sozinho. Os pais precisam sair do quarto antes que a criança adormeça. Se por ventura a criança chorar, os pais podem entrar no quarto apenas para dar confiança e não para fazê-la dormir.



Precisamos estar cientes de que: pais tranquilos, filhos tranquilos; pais seguros, filhos seguros!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page